domingo, 15 de julho de 2012

PERÍODO COMPOSTO – (8° ANO)

PERÍODO COMPOSTO – (8° ANO) É uma linha escrita, na qual figura uma ou mais orações. O período pode ser simples ou composto. PERÍODO SIMPLES = contém apenas uma oração, chamada absoluta e construída em torno de um só verbo. Por exemplo: Ela aprecia música clássica. PERÍODO COMPOSTO = contém mais de uma oração, o que equivale a dizer que no período composto há sempre dois ou mais verbos. Como a uma oração corresponde uma forma verbal, no período composto haverá tantas orações quantos forem os verbos. Por exemplo: A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras. Neste período há quatro verbos; logo, há quatro orações. TIPOS DE PERÍODO COMPOSTO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO = orações coordenadas. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO = orações subordinadas. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E POR SUBORDINAÇÃO = orações coordenadas e orações subordinadas. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO É constituído de orações que não representam membros de outras orações sendo, portanto, independentes, coordenadas. As orações coordenadas podem ser: Assindéticas = vêm justapostas, não iniciadas por conjunção coordenativa. Por exemplo: O dia é belo, esplende ao sol a baía, os aviões rumorejam, passam mulheres perfumadas. Sindéticas = são introduzidas por uma conjunção coordenativa qualquer, da qual tomam o nome. Assim, há cinco espécies de orações coordenadas sindéticas: Sindéticas Aditivas = iniciadas por conjunção coordenativa aditiva. Por exemplo: Eu leio os originais e você corrige os erros. Não falava nem se mexia. Sindéticas Adversativas = iniciadas por conjunção coordenativa adversativa. Por exemplo: É pobre mas é honesto. Estudou muito, porém foi reprovado. Sindéticas Alternativas = iniciadas por conjunção coordenativa alternativa. Por exemplo: Ou trabalha, ou estuda. No Rio, ora chove, ora faz calor. Sindéticas Explicativas = iniciadas por conjunção coordenativa explicativa. Por exemplo: Não chores, porque é pior. Faça silêncio, pois aqui é uma sala de aula. Sindéticas Conclusivas = iniciadas por conjunção coordenativa conclusiva. Por exemplo: Penso, logo existo. Menti ao papai, por isso apanhei. PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Neste período figuram orações de duas naturezas, ou seja, orações principais e orações subordinadas. Oração Principal é aquela que apresenta um de seus membros representado em outra oração do período, chamada, portanto, de subordinada. A oração principal é na verdade um fragmento de frase, já que seus termos constitutivos não estão desenvolvidos nela mesma. Por isso, a oração subordinada vem completar o sentido da principal. Há três tipos de orações subordinadas: Substantivas = na maioria das vezes, as orações subordinadas substantivas são introduzidas por conjunção subordinada integrante, sendo as principais a partícula QUE e a SE. Tais orações são assim denominadas porque exercem função sintática própria de substantivo. Adjetivas = são introduzidas por pronomes relativos, sendo o mais comum o relativo QUE quando substituível por O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS, sem alterar o sentido do período. Tais orações exercem a função de adjuntos adnominais. Como a função de adjunto adnominal é própria de adjetivo, a oração do mesmo valor chama-se adjetiva. Adverbiais = estas exercem a função de adjuntos adverbiais. Excetuando-se as conjunções subordinativas integrantes QUE e SE, as demais conjunções subordinativas introduzem as orações subordinadas adverbiais no período, as quais se classificam de acordo com a classificação da própria conjunção subordinativa. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SUBJETIVAS = funcionam como sujeito da oração principal. Neste caso, a oração principal não terá sujeito claro nem subentendido no verbo. O verbo da oração principal só admitirá a terceira pessoa do singular. Este verbo será de ligação, acompanhado de predicativo, ou intransitivo. Por exemplo: É necessário que estudem. Sabe-se que tudo vai bem. OBJETIVAS DIRETAS = funcionam como objeto direto do verbo da oração principal. O verbo da oração principal é sempre transitivo direto ou bitransitivo. Por exemplo: Desejo que faça boa viagem. Não sei se estão satisfeitos comigo. OBJETIVAS INDIRETAS = funcionam com objeto indireto do verbo da oração principal, o qual será sempre transitivo indireto ou bitransitivo. Logo, tais orações vêm regidas de preposição. Por exemplo: Necessito de que me ajudem. O padre exortava o povo a que se mantivesse fiel à religião. COMPLETIVAS NOMINAIS = completam o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) da oração principal. Também vêm regidas de preposição. Por exemplo: Tenho certeza de que encontraram o tesouro. Estou ansioso por que chegue minha amante. PREDICATIVAS = funcionam como predicativo do sujeito da oração principal. Normalmente uma oração substantiva será predicativa quando apresenta a conjunção QUE imediatamente após o verbo de ligação SER. Por exemplo: Meu desejo é que seja compreensível. A verdade era que a família não lhe queria. APOSITIVAS = funcionam como aposto da oração principal. Vêm após os dois pontos, introduzidas ou não pela conjunção QUE. Por exemplo: Só quero isto: que não venha com mentiras. Só quero uma coisa: estude sempre. AGENTES DA PASSIVA = funcionam com agente da passiva do verbo da oração principal, que estará flexionado na voz passiva analítica, obrigatoriamente. Por exemplo: Este cargo é exercido por quem demonstra competência. O apartamento foi vendido por quem o anunciou.       ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS = vêm entre vírgulas e a noção de predicado que elas possuem é própria do termo a que se referem. Por exemplo: O mel, que é doce, não diminui as agruras da vida. O homem, que é mortal, deve bem aproveitar o seu tempo. RESTRITIVAS = não vêm entre vírgulas e a noção do predicado que elas possuem restringe o termo a que se referem. Por exemplo: O livro que comprei é muito bom. A pessoa que encontrei estava uniformizada. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS CAUSAIS = justificam o fato expresso na oração principal, sendo introduzidas por uma conjunção subordinativa causal. Por exemplo: Não paguei à empregada, porque não tinha dinheiro. Como faltasse energia elétrica, a aula foi suspensa. CONCESSIVAS = indicam empecilho que não impede a realização do fato expresso na oração principal, sendo introduzidas por conjunção subordinativa concessiva. Por exemplo: Embora fosse pobre, comprou uma bela residência. Ainda que chegue atrasado, conseguirei ingresso. CONDICIONAIS = estabelecem dependência para que se realize o processo do verbo da oração principal, sendo introduzidas por conjunção subordinativa condicional. Por exemplo: Se ganhar na loteria, viajarei para a Europa. Caso o veja, avise-me. CONFORMATIVAS = dão idéia de conformidade, sendo introduzidas por uma conjunção subordinativa conformativa. Por exemplo: Fiz a lição conforme o professor pediu. Dei o recado como estava escrito. COMPARATIVAS = estabelecem um confronto com um termo da oração principal, sendo introduzidas por uma conjunção subordinativa comparativa. Por exemplo: Teus lábios são doces como o mel. A praça é do povo como o céu é do condor. Nota = muitas vezes, o verbo ficará subentendido, sendo o mesmo verbo que aparece na oração principal. A isto dá-se o nome de elipse. CONSECUTIVAS = exprimem conseqüência do processo do verbo da oração principal, sendo introduzidas por uma conjunção subordinativa consecutiva. Por exemplo: Gritou tanto que ficou rouco. Teve uma emoção tão forte que desmaiou. FINAIS = indicam idéia de finalidade relacionada com o que se diz na oração principal, sendo introduzidas por uma conjunção subordinativa final. Por exemplo: Fiz sinal ao ônibus que parasse. Economize muito para que possa ter alguma coisa na vida. PROPORCIONAIS = dão idéia de proporcionalidade, de paralelismo quanto ao desenvolvimento do processo verbal tanto da subordinada quanto da principal. São introduzidas por uma conjunção subordinativa proporcional. Por exemplo: À medida que se vive, mais se aprende. À proporção que estudamos, mais descobrimos a nossa ignorância. TEMPORAIS = exprimem o tempo em que se desenrola o processo do verbo da oração principal, sendo introduzidas por uma conjunção subordinativa temporal. Por exemplo: Quando cheguei, mamãe dormia. Enquanto você lê o livro, eu escrevo as cartas.

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