quarta-feira, 23 de maio de 2012

DICAS PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO

DICAS PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO     1.      Faça letra legível:   Você acha que alguém vai tentar decifrar sua redação, tendo outras 700 para corrigir?   2.      Ordenação das idéias:   A falta de ordenação de idéias gera um texto sem encadeamento e, às vezes, imcompreensível, partindo de uma idéia para outra sem critério, sem ligação.   3.      Coerência:   Você não deve apresentar um argumento e contradizê-lo mais adiante.   4.      Coesão:   A redundância denuncia a falta de coesão. Não dê voltas num assunto, sem acrescentar dados novos. Isso é típico de quem não tem informações suficientes para compor o texto.   5.      Inadequação:   Não fuja ao tema proposto, escolhendo outro argumento com o qual tenha maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.   6.      Estrutura dos Parágrafos:   Separe o texto em parágrafos. Sem a definição de uma idéia em cada parágrafo, a redação fica mal estruturada. Não corte a idéia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Não deixe o pensamento sem conclusão.   7.      Estrutura das frases:   ·         Faça a concordância correta dos tempos verbais; ·         Não fragmente a frase, separando o sujeito do predicado; ·         Flexione corretamente os verbos quando for usar o gerúndio ou o particípio.   8.      Conselhos úteis:   ·         Evite a repetições de sons, que é deselegante na prosa; ·         Evite a repetições de palavras, que denota falta de vocabulário; ·         Evite a repetição de idéias, que demonstra falta de conhecimento geral; ·         Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) para evitar a repetição e para não alongar períodos; ·         Evite o emprego de verbos genéricos, tais como dar, fazer, ser e Ter; ·         Evite o uso exagerado de palavras e expressões do tipo: problema, coisa, negócio, principalmente, devido a, através de, em nível, sob um ponto de vista, tendo em vista etc, ·         Evite os coloquialismos: só que, daí, aí etc;       ·         Cuidado com o emprego ambíguo dos pronomes: seu, seus, sua, suas; ·         Cuidado com as generalizações: sempre, nunca, todo mundo, ninguém; ·         Seja específico: utilize argumentos concretos, fatos importantes; ·         Não faça afirmações levianas, como: todo político é corrupto; ·         Não use expressões populares e cristalizados pelo uso, como: a união faz a força; ·         Não use palavras estrangeiras nem gírias, como: deletar, tipo assim; ·         Observe a pontuação; ·         Cuidado com o uso de conjunções:    mas, porém, contudo são adversativas, indicam fatores contrários;    portanto, logo são conclusivas;    pois é explicativa e não causal; ·         Não escreva períodos muito curtos nem muito longos; ·         Não use a palavra eu nem a palavra você e evite a palavra nós: a dissertação deve ser impessoal; não se dirija ao examinador como se estivesse conversando com ele; ·         Não deixe parágrafos soltos: faça uma ligação entre eles, pois a ausência de elementos coesivos entre orações, períodos e parágrafos é erro grave.   9.      Formatação.   As medidas mais utilizadas para as margens de uma redação são:   ·         Margem Superior: 3,00 cm; ·         Margem Inferior: 2,00 cm; ·         Margem Direita: 2,00 cm; ·         Margem Esquerda: 3,00 cm;   A medida de 1,50 cm depois da margem é a mais adequada para começarmos a redigir um parágrafo.   O espaço entre linhas utilizado para formatação do parágrafo é 1,5 linha. Já o espaço entre parágrafos é igual à um espaço de 1,5 linha.   Estas medidas são utilizadas em trabalhos de conclusão de cursos universitários.        CARACTERÍSTICAS DA DISSERTAÇÃO     1.      INTRODUÇÃO         A dissertação deriva de uma determinada tese – tomada de posição diante de um tema (idéia-núcleo do texto) – que será desenvolvida nos parágrafos seguintes. A tese, em geral, é apresentada na introdução e continua a ser trabalhada ao longo do texto. Identificá-la ajuda a perceber a coerência do que se está lendo e a não perder de vista o fio condutor. Na introdução, o autor do texto dissertativo (o argumentador) pode fazer uma pergunta para o leitor, que será respondida no desenvolvimento, ou apresentar um exemplo do assunto a ser analisado. Esta deverá conter ( +  )  5 (cinco) linhas.                     2.      DESENVOLVIMENTO   Nessa parte, os argumentos necessários para defender e justificar a tese proposta na introdução devem ser inseridos com coerência e coesão. Há uma seleção de aspectos ou detalhes particulares que ampliam a idéia-núcleo do texto de forma ordenada.                           Em geral comprova-se o que foi abordado na introdução, incluem-se dados,                              informações e argumentos  para expor o ponto de vista e converger-se para a conclusão.                           Este deverá conter  ( + )  20 (vinte)  linhas.                              3. CONCLUSÃO                                                         Nessa última parte, retoma-se a idéia-núcleo apresentada na introdução e desenvolvida no texto.  Recapitulam-se as idéias do desenvolvimento, dando um fechamento aos argumentos expostos no decorrer do texto.                             A conclusão de uma dissertação pode ser uma síntese das idéias presentes no desenvolvimento ou apresentar uma nova solução para o problema proposto, até mesmo surpreendendo o leitor com algo inusitado.                              Esta deverá conter  ( + )  5 (cinco)  linhas.                               Para refletir   “ Quem lê, mesmo as mais simples informações, está sempre a alguns passos à frente daquele que se recusa a buscar o conhecimento”.    

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