quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TEXTO REFERENTE A ATIVIDADE 1 – ATIVIDADE 6

O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e a Internet. Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis.
Os meios de comunicação são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usá-los desde a infância num sentido construtivo. Desde o pré-escolar até o 2º grau, a matéria da comunicação e expressão deveria receber uma ênfase maior, promovendo o crescimento integral das pessoas de todas as classes sociais adotando para tanto varias formas de comunicação, tais como as alternativas, participativas, militante, popular, de resistência e por que não a folclórica ou tradicional. Através das relações diárias, o ser universal (o homem) pensa, sente e age a todo instante através das relações sociais de que fazem parte. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo.
No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Informação ou consumismo?
Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.

CURSISTA:  EROS SOUZA
CURSO: PROINFO
TUTOR: MANOEL MARREIROS
FONTE: www.meuartigo.brasilescola.com

TEXTO DO FÓRUM – ATIVIDADE 3

Participar do fórum com os outros colegas foi uma experiência ímpar, pois eu nunca tinha participado de um com tanta ênfase como este. A troca de opiniões e demais discussões faz com que nós cresçamos mais, pois as informações devem ser cada vez mais compartilhadas entre as pessoas, sejam elas educadoras ou não. No nosso codiano é importante a participaçam em fóruns, pois é daí que nós absorvemos as informações e as transmitimos a outras pessoas  interessadas ou não informação, seja ela cultural ou não cultural, já que grande parte da população vive em função disso para sobreviver, seja de qual forma for a informação recebida.
                   Os fóruns se tornaram, através da mídia, uma ferramenta de troca de informações entre pessoas comuns, amigos, grupos de estudos  e outros para as informações sejam socializadas com mais rapidez e segurança. Devemos pois, participar com mais freqência dos forúns indicados por nossos Tutores, pois  quanto mais participamos, mais rápido as informações e opiniões disseminadas chegam, com rapidez e a velocidade que a mídia nos proporciona.


CURSISTA:  EROS SOUZA
CURSO:  PROINFO
TURMA: 02
TUTOR: MANOEL MARREIROS

TECNOLOGIAS, A CONTRIBUIÇÃO QUE PODE DAR À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE ESCOLAR – ATIVIDADE 1

A relação ensino-aprendizagem e a utilização de tecnologias voltadas à educação apresentam questões articuladas que não podem ficar dissociadas da realidade da sociedade em que está inserida. Se vivemos em uma era do conhecimento e tudo o que vier a contribuir para esse fim deve ser aproveitado no contexto escolar. O que torna uma dificuldade é a constante mudança da tecnologia, que a cada momento nos surpreende com novas descobertas. Essas mudanças, muitas vezes, nos causa medo, porque são conhecimentos novos que não dominamos e conhecemos. Aparecem assim, pessoas resistentes a essa mudança. A resistência à mudança é um sintoma da dificuldade dos atores de se redirecionar no sentido do saber construído individualmente e faz com que as escolas demorem a despertar para as tecnologias educacionais. Por isso, os docentes devem ser resignados, mesmo quando não tiverem nada a seu favor e procurarem ajuda na comunidade escolar que podem contribuir a darem respostas as suas indagações e frustrações, porque problemas resolvidos coletivamente são mais fáceis de serem resolvidos.
                   As mudanças tecnológicas acabam sendo implementadas como uma forma de lutar contra o fracasso escolar e a própria repetência, almejando certas melhorias através de algo que motive os alunos, isto é, o efeito que meios utilizados com objetivos de ensino poderiam obter resultados mais eficazes no processo de ensino. Percebemos que uma visível presença tecnológica se faz necessária cada vez mais nas atitudes dos docentes, que somadas as limitações já mencionadas acabam comprometendo ainda mais o potencial educacional destes recursos. Portanto, os profissionais da educação devem estar atentos a essas transformações desafiadoras que os indivíduos e os grupos sociais precisam enfrentar, entre esses desafios está o fato de que o nível educacional exigido está cada vez mais alto, mas para que o indivíduo seja incluído nessa modernidade faz-se necessário uma busca constante no sentido de se atualizar e qualificar.

CURSISTA: EROS SOUZA

CURSO: PROINGO

TURMA: 02

TUTOR: MANOEL MARREIRO

ATIVIDADE 5 – PROPOSTA DE TRABALHO COOPERATIVO NO COMPUTADOR.

Proposta:  cada aluno deverá se organizar da seguinte forma.
1.            Pesquisar uma biografia de sua preferência, que serão acrescidas aos artigos já criados. Estas devem ser repassadas à turma;
2.            Apresentar a biografia de maneira geral;
3.            Conduzir a discussão, trazendo questões em aberto, levantando problemas e soluções, etc.;
4.            Entregar um apanhado escrito sobre o tema, que contenha o que foi abordado na  biografia usada;
5.            Apresentar uma ferramenta relevante ao tema;
·                     Os outros alunos lerão a biografia (básica mais os artigos recomendados pelo grupo) e enviarão perguntas, questões, ideias, reações, etc. para a lista de alunos.  Estas podem ser usadas como base para as discussões em sala (e para saber se o pessoal leu mesmo) e devem ser enviadas até a véspera do encerramento  das  aulas  para que o grupo responsável tenha tempo de utilizá-las.
·                     O tempo de aula deve ser dividido aproximadamente em 3, com o início para apresentação do tema (durante a qual deverá ser explicado o que é, quais são as principais dificuldades, abordagens, questões em aberto, etc.), a 2a parte para ferramentas e exemplos de trabalhos em curso (seria legal mostrar algumas funcionando) e o final para discussões.
Monografia: cada aluno deverá realizar um trabalho de final de curso, escrevendo uma monografia sobre um assunto de sua escolha. No meio do curso haverá uma prévia das monografias, para termos certeza de que os alunos estão caminhando na direção certa e podermos dar sugestões de encaminhamento. A monografia deverá ser um trabalho mais criativo, uma proposta, ideias ou mesmo pequenos protótipos e não só uma revisão de biografia. Estas deverão ser apresentadas ao final do curso. Os que tiverem interesse poderão melhorar as monografias posteriormente para envio à congressos.
Cursista: EROS SOUZA
Curso:  PROINFO
Turma:  02
Tutor:  MANOEL MARREIROS
Fonte:  www.cos.ufrj.br

EDUCAR O EDUCADOR

significa que a educação é um meio de vida. Encará-la como um meio de vida, explorar as crianças em proveito próprio parece contrário ao propósito real da educação. É possível proporcionar o ambiente certo, as ferramentas necessárias e tudo mais, porém o importante é o educador descobrir o que significa toda esta existência. Porque vivemos, lutamos, educamos, porque existem guerras, discórdia permanente entre homem e homem. Estudar todo este problema e pôr nossa inteligência em ação é seguramente a função de um verdadeiro mestre.
O professor que não pede nada para si mesmo, que não usa o ensino como meio de adquirir posição, poder ou autoridade; o professor que está realmente ensinando não para o lucro, não segundo uma certa linha, mas que está se dedicando, crescendo, despertando a inteligência na criança porque está cultivando a inteligência em si mesmo  tal professor tem o lugar principal na civilização. Afinal todas as grandes civilizações têm estado baseadas em professores, não em engenheiros e técnicos. Os engenheiros e técnicos são absolutamente necessários, mas aqueles que despertam a inteligência
moral e ética são obviamente de primordial importância. Eles só podem ter integridade moral, estar livres do desejo de poder, posição e autoridade quando não pedem nada para si mesmos, quando estão além e acima da sociedade, não estão sob o controle dos governos e são livres da compulsão da ação social que é sempre ação segundo um padrão. O professor precisa estar além dos limites da sociedade e de suas exigências para ser capaz de criar uma nova cultura, uma nova estrutura, uma nova civilização; mas atualmente estamos apenas preocupados com a técnica de como educar um menino ou uma menina sem cultivar a inteligência do professor  o que  parece completamente fútil. Estamos agora principalmente preocupados aprender uma técnica e aplicar esta técnica à criança e não com o cultivo da inteligência, que a ajudará a lidar com os problemas da vida.

CURSISTA: EROS SOUZA
PROJETO:  PROINFO
TURMA :  02
TUTOR: MANOEL MARREIROS

EDUCAÇÃO – ATIVIDADE 5

Assim como todos sabem a educação é fundamental na formação de nossas crianças onde somente através de educação é que os nossos jovens terão a oportunidade de futuramente se tornar exímios cidadãos brasileiros com ótimas oportunidades.
E neste quesito o Brasil deixa muito a desejar já que a grande maioria dos nossos jovens e crianças não tem acesso a educação de qualidade onde o problema é tão grave que serve de tema de redação para os diversos vestibulares brasileiros.
Esses temas não são somente aplicados em vestibulares e sim em vários exames, e a maior parte desses temas são aplicados para que todos possam expressar as suas ideias e seus conhecimentos para que assim cada um pode dizer o que realmente acha da educação e da maneira como ela é aplicada em nosso país.
E desta forma cada um pode expressar o seu ponto de vista em relação a este assunto no qual é muito discutido e pouco se faz, e quem sabe por meio destes textos as autoridades não podem tomar algumas das providencias para que assim o esquema da educação em nosso país possa mudar alguma coisa ou quem sabe sofrer uma leve melhora.
No entanto o que todos nós esperamos é uma qualidade a mais na educação das crianças já que as mesmas são o futuro do nosso país, e por isso todos devem receber uma qualidade a mais de ensino no qual devem ser contratados professores realmente capacitados no qual estão dispostos a ensinar e tirar todas as duvidas dos alunos.
Pois somente desta forma os alunos poderão ter um futuro melhor no qual acabam pagando gosto pelo estudo no qual se dedicam a cada dia mais para que no futuro possa ser alguém e ter uma profissão boa ou até mesmo aquela que já faz parte do seu projeto de vida.
E por esses e outros motivos que a grande maioria das redações falam sobre a precariedade do ensino publico no Brasil no qual tentam mostrar que a educação é uma ferramenta indispensável para a transformação de uma sociedade.
No entanto o que esperamos é que as autoridades deem uma atenção maior para o quesito ensino, já que podemos notar a cada dia que passa que o mesmo esta se tornando cada vez mais precário e desta forma são poucos aqueles que terão uma ótima oportunidade no mercado de trabalho.

CURSISTA: EROS SOUZA
CURSO: PROINFO
TURMA: 02
TUTOR: MANOEL MARREIROS


FONTE: www.adorofisica.com.br/educacao

APRESENTAÇÃO – ATIVIDADE 6

Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes. E especialmente depois do enorme sucesso comercial da Internet, computadores raramente são vistos como máquinas isoladas, sendo sempre imaginados em rede – a rede, na realidade, se tornando o computador.
Faz sentido lembrar aos educadores o fato de que a fala humana, a escrita, e, consequentemente, aulas, livros e revistas, para não mencionar currículos e programas, são tecnologia, e que, portanto, educadores vêm usando tecnologia na educação há muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparentes a eles.
Tecnologia na Educação” é uma expressão preferível a “Tecnologia Educacional”, pois esta parece sugerir que há algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas, o que não parece ser o caso. A expressão “Tecnologia na Educação” deixa aberta a possibilidade de que tecnologias que tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, como é o caso do computador, possam, eventualmente, ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas. A fala humana, a escrita, e, mais recentemente, o livro impresso, também foram inventados, provavelmente, com propósitos menos nobres do que a educação em vista. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria.

Cursista: Eros Souza
Curso: Proinfo
Turma: 02
Tutor: Manoel  Marreiros

COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, DA APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? ATIVIDADE 7

O computador é um instrumento da tecnologia que vem sendo muito utilizado, através da internet principalmente, nas escolas, ocorrendo transformações dentro desta e proporcionando uma aprendizagem com o uso de outros recursos, alterando assim a prática pedagógica. Abaixo, algumas opiniões acerca deste assunto. "Podemos transformar nossa escola em um ambiente facilitador de processos de informações, comunicação e pesquisa, focado na construção do conhecimento grupal e individual. Vivemos hoje em uma sociedade que tem acesso às informações no momento em que os fatos ocorrem. O computador pode contribuir de maneira eficaz para que a escola dê conta do seu papel na sociedade, sendo fonte de estímulo para os alunos e uma ferramenta didática muito útil para o professor."
"Na atualidade, temos que acompanhar as novas tecnologias, a fim de torná-las uma aliada em nossa prática pedagógica. Sendo assim, o uso do computador em nossas aulas contribui para uma prática pedagógica mais interessante, mais dinâmica, menos centralizadora. Pois o computador pode ser um recurso que possibilita o aluno: criar , pensar, manipular. O computador não substitui o professor. Ele é apenas um recurso que deve ser utilizado para atingir os objetivos propostos e melhorar a qualidade do ensino."  "Bem, o computador contribui para a multiplicação de possibilidades de escolha, de interação para os alunos. Contribui para a escola tornando-a mais participativa, menos centralizadora e mais adaptada a cada indivíduo. Para a prática pedagógica ajuda a facilitar o trabalho do professor, pois tanto ele como os alunos têm acesso a mais informações e formas diferentes de aprender/ ensinar."

CURSISTA:  EROS SOUZA
CURSO: PROINFO
TURMA:  02
TUTOR: MANOEL MARREIROS
FONTE :  profealine.blogspot.com

TESTE DE CONEXÃO

OLÁ ESSA É A MINHA PRIMEIRA POSTAGEM.